GUIA PRÁTICO PARA SNIPER INICIANTES.

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O intuito desde guia é ser um compilado de informações práticas para auxiliar o operador que deseja iniciar na modalidade de sniper no airsoft, seja ele já praticante ou não. O guia será simples e didático, separado em tópicos considerados importantes. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

DECIDINDO SER UM SNIPER:

O primeiro passo a ser dado é você considerar o quanto você se identifica com a posição de sniper. É importante já deixar frisado desde cedo que o sniper no airsoft é sim diferente do sniper profissional, mas não tanto quanto se fala por aí. Aquela história de nunca começar no airsoft jogando de sniper é balela, cá estou de exemplo, desde os 12-13 anos quando observava de longe o Airsoft (cenário gringo, scoutthedoggie para os mais antigos), já sabia que queria jogar de sniper. Dito e feito, completei 18 anos e comprei minha primeira sniper (já atirava com carabinas de pressão e armas de fogo, sempre fui fissurado).

Ser um sniper, na verdade da verdade, significa assumir um posto para poucos: ficar horas e horas ajustando uma arma para um tiro perfeito, eles nas distâncias de 1km ou 2, e nós nos 90-100 metros. O que não te disseram é que nenhuma AEG proporciona satisfação tão grande de acertar um tiro quanto uma sniper, porque só Deus e você sabem o quanto essa bixinha te consumiu, de tempo e dinheiro. Ah é, dinheiro, muito importante: você vai gastar. Tudo pro sniper é caro, peças, munições, mas isso é um assunto posterior.

– Eu não tenho certeza se tenho paciência para isso!
SAIA JA!
– Eu estou decidido, quero ser um sniper!
Então vamos lá!

ESCOLHENDO SUA ARMA:

Dentro das snipers no airsoft, existem dois grandes grupos: as plataformas e as ready to Go. O que significa isso?
Plataforma: uma sniper que você compra PARA upar, geralmente mais baratas e quase impossíveis de serem utilizadas Stock (originais). As plataformas têm a vantagem de atingirem resultados a longo prazo (quando estão completamente upadas) mais satisfatórios do que as ready to Go, pois apresentam grande variedade de peças e são projetados para servirem de base. É importante que acima de tudo você escolha a sniper que te agrade mais visualmente, ou de acordo com  o a sua intenção: quer upar? Plataformas; quer sair jogando? Ready to go.

Plataformas:
Vsr-10: originário da Tokyo marui vsr10 (minha arma de escolha e que eu não troco por nada), o padrão vsr10 engloba geralmente as snipers estilo m700. Sua vantagem principal é ser o padrão mais popular do mundo, ou seja, se você for no barzinho da esquina e pedir uma peça vsr10 você com certeza encontrará.

Aps2: originário da Maruzen aps2, o padrão engloba geralmente as armas de estilo L96 (uma das snipers mais bonitas na minha opinião). É amplamente conhecido também, e certamente você encontrará grande variedade de peças.

Ready to Go:

Snipers que necessitam o mínimo de esforço para que apresentem desempenhos extremamente satisfatórios, mas que a longo prazo (upadas ao máximo) talvez não tenham o mesmo desempenho do que as plataformas pelo simples fato de não contarem com tantas opções de upgrades, e por terem sido projetadas como uma espécie de “produto final”.

Comprada sua sniper, não saia upando, vá para o campo e jogue com ela crua, para ver se é o seu negócio mesmo (é ideal até que você teste a sniper de um amigo antes de comprar a sua, para não dar tiro no escuro e perder dinheiro).

UPGRADES:

Vai chegar a hora em que o desempenho da sua arma será pouco para o seu nível de jogo, buscará tiros mais precisos, maior alcance, e logo chega a hora de dar aquela melhorada nos internos. Por onde começar? Primeiramente precisamos entender o funcionamento básico da sniper e as peças que a compõem. Eu costumo separar o rifle em duas partes:

Cilindro e derivados: são as peças responsáveis pela força/velocidade bruta da arma, o tão falado FPS (pés por segundo, medida de velocidade). Vale dizer aqui (falha minha não ter mencionado antes) que FPS NÃO É TUDO, NÃO É! Muito pelo contrário, velocidades altas demais podem até prejudicar a precisão do rifle, portanto calma lá na hora de colocar uma mola de caminhão dentro da arma! O conjunto de cilindro e gatilho funciona da seguinte forma: quando você puxa o ferrolho (bolt), uma peça chamada SEAR que está posicionada entre o seu gatilho e o corpo da sua arma tranca a mola ao final do curso do ferrolho, consequentemente trancando também o PISTÃO. Quando você empurra o ferrolho para a frente, seu cilindro encaixa-se e fica pronto para o disparo. O disparo nada mais é do que o gatilho sendo pressionado e o SEAR sendo liberado, o que faz com que a mola destensione gerando pressão de ar. Simples. Componentes:

– Gatilho: responsável pelo disparo e pelo sear que prende a mola.

– Guia de mola: responsável por garantir a trajetória retilínea da mola quando comprimida.

– Mola: principal produtora de energia.

– Pistão: peça que garante que o ar comprimido pela mola chegue até a BB sem vazamentos.

– Cilindro: corpo que abriga os componentes acima (tirando o gatilho) e responsável pelo funcionamento da arma.

– Cabeça de cilindro: o cara que aguenta a porrada do pistão e transmite o ar comprimido para a BB.

Conjunto de Hop-up e cano: aqui é onde a mágica acontece, onde você determina se vai atingir alvos a 50 ou 100 metros. IMPORTANTE: antes de qualquer coisa, tenha em mente que as quatro peças que citarei a seguir são as maiores responsáveis pela precisão e pelo alcance de sua arma, logo, na minha opinião são as mais dignas de investimento. Se você tem um conjunto de cilindro que atinja 500 fps, não há necessidade de mudá-lo, simplesmente tenha certeza de que ele é consistente e leia a seguir com atenção.

Ao contrário das armas de fogo, as armas de airsoft atiram projéteis completamente esféricos, por um cano de alma lisa (sem alma raiada como os fuzis de precisão reais). A bolinha é simplesmente impulsionada por uma vazão de ar grande que a empurra para fora do cano. Mas então, como é possível que a BB voe 80,90 e até 100 metros com precisão? Aí que mora o segredo da física, o chamado efeito Magnus. Brevemente, o efeito Magnus faz com que a trajetória de um objeto esférico seja mudada caso ele sofra a ação de uma força rotatória. Traduzindo para o airsoft, o Hop-up é o mecanismo que bate na BB assim que ela é impulsionada para fora do cano, fazendo com que ela gire e ganhe mais velocidade e consequentemente uma trajetória mais retilínea e distante. O hop-up funciona basicamente assim:

Um pino (denonimado braço do hop-up) é pressionado por um regulador, seja ele externo ou via chave allen, que empurra a borracha do hop-up (também chamada de bucking) contra o interior do cano interno, fazendo com que surja uma espécie de protuberância emborrachada.

Quando a BB é carregada e empurrada pelo cilindro até o cano, ela entra em contato com a protuberância do BUCKING e consequentemente, quando você atirar, a borracha vai fazer com que a BB saia pelo cano girando, mais ou menos conforme a sua regulagem, agregando distância à trajetória comum. Peças do conjunto:

– Hop-up Chamber: a peça que liga a borracha com o cano, o cano interno com o externo e que abriga a cabeça do cilindro, bem como faz pressão no bucking.

– Bucking ou borracha do hop-up: a responsável por gerar atrito na BB quando pressionada.

– Nub: uma peça eventual (não é uma peça uniforme para todos os rifles) que aumenta a pressão na borracha.

– Cano interno: o cano por onde sua BB sai. Alguns mitos rondam os canos internos, como as medidas 6.01mm, 6.03mm e etc. Como eu conseguiria escrever um livro com o tanto que dá pra falar sobre os canos, vou deixar para outra hora. Mas resumidamente o que você precisa saber: qualidade do cano (marca) >>>>>>>>>>>> milimetragem interna, em resumo, um cano 6.10mm PDI sempre vai ser superior a um cano 6.01 Zézinho 157 Custom works.

Ordem dos upgrades:

Se a sua sniper atinge 500 fps consistentemente, foque no setup de hop-up e cano.
Se a sua sniper não atinge 500 fps consistentemente, foque no setup de força primeiro para depois progredir ao hop-up.

Para a parte de hop up e cano, eu indico que pesquisem bem nas lojas internacionais. A galera tem preconceito e acha que fora do Brasil é inviável, então uma notícia pra vocês: para montar o meu setup de cano e hopup (Hop action army, Bucking e nub maple leaf e cano action army) eu gastei 450 reais comprando da Airsoft Atlanta. Com 450 reais você não compra nem o cano de precisão aqui, basta você ter um cartão internacional ou conta no PayPal, e paciência para esperar 2 ou 3 semanas.

A ideia geralzona é essa, táticas de posicionamento, conhecimento sobre o mecanismo da arma, noções e dúvidas em geral você pode responder comigo. Espero que o guia tenha sido funcional, até mais!

Matéria: Armeiro Leonardo Altoé  – PORTO ALEGRE/RS. 
CONTATO: 051-99960-7769
Facebook: https://www.facebook.com/Leoaltoee

About Post Author

Colunista: Scheleski

Joelmir Scheleski, vulgo Xexéu. Fundador do Portal Airsoftrs.com Colunista, Droneiro, Fotógrafo, Podcaster, Videomaker, Pai do João e da Maria Valentina. Apaixonado por tudo que se tornar interessante!
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