HONRADEZ NÃO É UMA VIRTUDE, É UM PRÉ-REQUISITO!
O esporte Airsoft, para que ele exista, é necessário que presumamos que os jogadores estão dispostos a serem atingidos pelas BBs e que anunciarão, por si só, a sua eliminação. Isto, pois as BBs normalmente não deixam indícios visíveis do impacto, já que não marcam, mancham, nem deixam sinal.
Como saber se morri?
Importante destacar que, assim como jogará com a expectativa de que o seu alvo estará eliminado quando o alvejar, a expectativa dos demais jogadores quando o atingirem é a mesma. Essa conduta desportiva de anunciar sua própria morte, somada ao cumprimento das demais regras de jogabilidade e segurança do airsoft, propõem e estimula que cada jogador seja responsável por suas ações e que oriente sua conduta num jogo divertido e justo, tanto ao ser eliminado quanto ao eliminar. Temos, portanto, os pilares do airsoft: Honestidade e Honra. Sem eles não há airsoft. Também, gostamos de incluir mais um princípio que, além destes dois, é de extrema importância para que o grupo possa se divertir de forma plena: a amizade.
Este, pois, mesmo que jogue com pessoas que não são suas conhecidas, o tratamento amigável entre os jogadores criará um ambiente de diversão e todos aproveitarão o jogo de forma mais prazerosa. Também, é relativamente comum acreditar que está atingindo seu alvo, quando não está.
Ainda, mesmo que realmente estivesse o atingindo, não é saudável para o esporte o jogador “bater boca” com aquele que (aparentemente) não está se acusando, deixe que ele se acuse por si só e, caso contrário, apenas um aviso em outro momento (na safe zone, em um intervalo…) seria o suficiente, e nunca num tom agressivo, afinal o objetivo principal de estar jogando airsoft é de você se divertir.
Da mesma forma, todos os outros desencontros que podem ocorrer no campo deixam de existir se todos orientarem suas condutas de acordo com estes três valores: Honra, honestidade e amizade. Considerando que, se não segui-los, logo não serão mais convidados por aqueles que realmente praticam o airsoft. Concluímos, então, que para se considerar um praticante de airsoft antes deve ser um praticante dos três princípios, e não apenas não pode deixar de se acusar quando perceber que foi atingido, mas também deve orientar suas ações, dentro e fora de campo, de acordo com os mesmos valores.
A Honra faz o Jogador!
#CRÉDITOS: Airsoft Depressivo.
Comentários