Airsoft, a senda do novo guerreiro – Três dicas ao entrar para o esporte.

Read Time:9 Minute, 33 Second

Não temos estatísticas reais para comprovar, mas o esporte conhecido mundialmente como Airsoft visivelmente cresce a cada dia no mundo todo e principalmente no Brasil. A cada dia novos adeptos do esporte procuram por jogadores experientes e pedem informações de como iniciar no esporte, do que precisa para começar a jogar etc. Basta você ter um grupo no Facebook com esse tema e certamente algumas pessoas irão entrar em contato pelo Messenger pedindo informações, dizendo que gostaria de jogar, perguntando como faz e quanto custa. Perguntas naturais diante de um cenário em que tudo desenvolve um lado comercial, não poderia ser diferente com o airsoft. É claro que esse crescimento visível a olho nu viria com pequenos percalços naturais e sociais do homem contemporâneo. Por isso resolvi, nesse primeiro artigo na minha coluna no site Airsoft-RS escrever sobre isso, sobre as pessoas que se interessam pelo esporte e buscam uma maneira de experimentá-lo, de um lado e de outro, nós o jogadores de airsoft, os “guerreiros”, lobos solitários ou equipes de jogadores experientes que querem ajudar no crescimento do esporte. Óbvio que o que eu escrever aqui não deve ser levado como verdades absolutas, pois me baseio única e exclusivamente nas minhas experiências, desde que entrei no esporte no finalzinho de 2016, porém eu acredito que poderei ajudar muitos novatos e pessoas que ainda não se iniciaram no esporte.

Iniciei no airsoft no final de 2016 por convite de um amigo. Eu não fazia ideia do que era o esporte, nem de suas regras, nem de suas especificidades. Eu não possuía uma arma, então meu amigo providenciou uma para que eu jogasse naquele dia. Ele me avisou que eu deveria usar uma roupa forte, calça jeans e uma camiseta, com algum calçado forte; uma daquelas botas tipo Caterpillar. Providenciei esses itens e chegando lá encontrei vários jogadores preparando seus equipamentos, os quais me limitei a observar. Falavam de bateria lipo, crono, FPS, BBs 0.20, 0.30 etc. E eu é claro, fiquei boiando no meio de tudo isso. Meu amigo me entregou uma arma que identifiquei depois como UMP .45, uma submetralhadora da H&K. Foi entregue a mim um óculos de proteção, desses de EPI mesmo. Com o orgulho de um ex-combatente paraquedista das forças armadas eu fui de boina grená e um brevê no peito. Meu amigo me emprestou um colete verde e fomos para o local de combates…Morri muitas vezes, quase nem combati, me expunha muito e certamente minha boina grená não me ajudava muito na camuflagem. Essa foi minha primeira experiência no airsoft. Atualmente comando uma equipe que criei com esse amigo, essa equipe possui 12 membros, já tivemos o dobro disso, mas as pessoas por um motivo ou outro acabam indo embora, indo para outras equipes ou jogando como lobo solitários mesmo, não há nada de mal nisso; “é do jogo” essa expressão é muito falada por nós praticantes de airsoft.

No portal do Facebook criei o grupo de nossa equipe. Ali postamos fotos e vídeos do nosso grupo em jogos e eventos. Outro grupo que decidi criar é o “Eu Jogo Airsoft”, grupo esse com acesso a todos que desejarem. São recorrentes as perguntas e solicitações de informações no grupo da minha equipe, por isso criei esse segundo grupo, para ajudar os novatos ou aqueles que querem começar no esporte.
Nesse artigo vou dar três dicas importantes para quem almeja começar a jogar e para quem recém começou. Então imaginando que uma pessoa, não importando nenhum tipo de característica especial, queira conhecer o airsoft, e aqui destaco a diferença entre conhecer e entrar para o esporte. Afirmo que tudo começa com o primeiro jogo. A senda do guerreiro inicia com o seu primeiro jogo de airsoft. Se ele vai continuar a jogar e pertencer à uma equipe, é outra história.

Primeira dica: Procure nas suas relações sociais reais ou virtuais por alguém que jogue, um amigo/amiga, um primo/prima etc. Faça uma busca na sua memória e pense; talvez você já tenha até visto uma pessoa de sua relação numa bela fotografia fazendo pose com uma arma parecida com uma arma real, mas com a pontinha do cano na cor laranja. Não encontrou? Então tente agora nas suas redes sociais. Os jogadores de airsoft costumam postar fotos de seus jogos dos fins de semana, faça uma busca entre seus amigos, a probabilidade de você achar alguém que já esteja jogando é a cada dia maior, vai que você dá sorte! Tente o mesmo no Instagram, caso não ache no Facebook. Utilize a ferramenta da Lupa nas duas redes sociais para achar pessoas e grupos de airsoft, use a palavra-chave Airsoft nessa busca. Nas duas redes sociais faça novamente essa busca pela palavra airsoft, dessa vez incluindo o nome do seu município ou Estado. Não deu sorte? No facebook procure pelos grupos Eu Jogo Airsoft e Federação Brasileira de Airsoft (nota: Não existe uma federação de airsoft de fato, é apenas o nome do grupo). Nesses dois grupos você certamente encontrará pessoas muito a fim de te ajudar a participar de sua primeira partida de airsoft. Eu estarei lá nesses dois grupos para reforçar essa ajuda.

Segunda dica: Considere ter o mínimo de equipamento para seu primeiro jogo. Digamos que você deu sorte na primeira dica e conseguiu marcar o seu primeiro jogo. Certamente você vai ter essa dúvida; a velha pergunta: “Com que roupa eu vou?”. Sugiro que você tenha apenas quatro itens de suma importância para a sua primeira partida. Nesse rol de itens não incluo a arma porque você vai conseguir emprestada de quem lhe convidou ou vai alugar no campo em que você vai jogar e nem a munição (pequenas bolinhas de PVC com 6mm de diâmetro, conhecidas como BBs) por que no aluguel elas já estão normalmente incluídas no valor, ou seu anfitrião também lhe cederá algumas.

A minha lista inicia com o que é mais importante; o óculos de proteção.

Normalmente feito de policarbonato, é facilmente encontrado em ferragens e vendido como material de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Alguns modelos custam menos de R$10,00 e suportam os impactos de uma BB tranquilamente. Você não vai conseguir jogar sem esse óculos, pois ele é item obrigatório para quem estiver simplesmente manuseando uma arma de airsoft. O impacto de uma BB no olho é perigosíssimo e com certeza vaza um globo ocular, vindo a causar a perda total e irreversível da visão.

A Máscara telada costuma ser opcional para alguns, mas é altamente recomendável para quem está iniciando no esporte, consiga uma emprestada com o seu amigo ou no campo mesmo. Não jogue sem essa máscara. A máscara telada protege o jogador de perder um dente, ter o rosto ou lábios perfurados ou mesmo com ferimentos que sangram. Sim, o airsoft é um esporte radical, alguns fatos em campo podem causar ferimentos nos jogadores.

O boné protege a região da testa e evita ferimentos mais contundentes e que sangrem, é considerado opcional por um número grande de jogadores, mas o normal é perceber que a maioria protege a cabeça das BBs com bonie hat, boné, touca, shemagh e até capacete tático. Não necessita ser um boné camuflado, nos seus primeiros jogos vale até aquele seu boné surrado, do dia a dia.

Quarto e último item da lista que eu considero importantes para seu primeiro jogo é o Pano Vermelho.

Pano vermelho

O pano vermelho tem uma função importante dentro das partidas de airsoft. Pode ser qualquer pano, grande o suficiente para cobrir sua cabeça. O pano vermelho sinaliza que o combatente foi atingido e que naquele momento se encontra fora de combate. Sem o pano vermelho você corre o risco de levar tiros de guerreiros que não viram você sinalizar que foi atingido e que por esse desconhecimento irão disparar contra você. Não adianta xingar, espreguejar, chorar etc. Tem que colocar o pano vermelho na cabeça.
Considero que com esses quatro itens mais a arma e a munição você está pronto para qualquer partida de airsoft em qualquer local do mundo. Ao ser convidado para seu primeiro jogo, tente conseguir esses itens para levar consigo; óculos de proteção, máscara telada (emprestada ou alugada), boné e pano vermelho.

Terceira e última dica: Se você gostar do esporte nesse primeiro jogo, se você decidir entrar na senda do guerreiro de airsoft, prepare seu bolso, por que aí vem um universo de itens que você vai querer possuir. Não vou me estender sobre eles, mas acho interessante você adquirir uma farda camuflada (não pode ser de nenhuma das forças nacionais), existem diversos padrões de camuflagem autorizados e que a maioria dos jogadores utilizam. O Airsoft é um jogo que nasceu como um esporte de simulação militar e a maioria dos jogos utilizam temáticas militares com missões a cumprir, grupos com poucos jogadores e regras específicas. Não pretendo abordar esse tema nesse artigo, mas em breve vamos falar sobre isso. Outro item que talvez você sinta o desejo de possuir é a arma em si. Existem dezenas, centenas de opções com variação enorme de preços; armas de entrada, armas “premium” etc. Tudo vai depender do “tamanho do seu bolso”. Um alento que posso lhe dar é que tudo pode ser comprado aos poucos. Você não precisa ir para o seu segundo ou terceiro jogo contudo o que você vê em outros jogadores.

Tenha paciência e vá seguindo as dicas dos mais antigos, pesquise preços e fuja das armas “TOY”. As armas toy são armas muito baratas, os preços são realmente muito atrativos, mas fuja delas por que esse tipo de arma costuma ter uma baixa durabilidade, pois seu mecanismo interno é todo de polímero e se você exigir muito de sua arma ela vai quebrar logo.
Colete, você vai notar que uma grande parte dos jogadores utiliza coletes táticos, pesquise os preços, pergunte sobre vantagens de desvantagens do modelo que você gostou.

Coturno, eu acho que o coturno é um item de grande importância, visto que muitos jogos ocorrem em locais ermos, prédios abandonados, demolições etc. Locais como esses costumam ter pregos enferrujados e à mostra, vidros estilhaçados, pedaços de ferro retorcido, buracos e muitas outras “armadilhas” que existem em locais assim. Por isso, cedo ou tarde você vai querer adquirir uma bota tática, talvez uma palmilha anti-furo.

Luva, eu já levei tiro nos dedos e te garanto que não é nem um pouquinho engraçado ou agradável. Proteja seus dedos com uma luva, pode ser de motoqueiro, de goleiro etc. Existem luvas táticas, novamente eu lhe aconselho a pesquisar, perguntar e ver qual modelo você acha que é mais adequado.
Outros itens como cantil, mochila, shemag etc são itens que certamente você vai querer adquirir mais adiante, mas a lista não termina aqui, ela segue, e é quase infinita. Ia me esquecendo do rádio comunicador, você vai querer muito ter um. Novamente, pesquise, pergunte, observe.

Espero que esse artigo seja útil pra você, que deseja entrar para a senda do guerreiro de airsoft. É um mundo cheio de novas sensações. Até a próxima.
Em breve escreverei outros artigos e possivelmente vídeos com conteúdo de qualidade sobre o mundo do airsoft.

Texto por: Richardson Luz – Colunista Portal Airsoftrs.com
Capitão da Equipe: Predators Milsim Squad.

Printar e mandar pro watts do site!

______________________________________________________________________________________________________________
Acompanhe nossas redes:
– Site: https://airsoftrs.com/
– Facebook: https://www.facebook.com/airsoftrsoficial
– Instagram: https://www.instagram.com/airsoftrs
– Youtube: https://www.youtube.com/airsoftrs

About Post Author

Colunista: Richardson Luz

Richardson Luz é capitão da equipe Predators Milsim Team e gosta de pesquisar sobre assuntos diversos inerentes ao esporte tais como; jogos em larga escala, eventos, customização de armas, regras Milsim e SAR, elaboração de treinamentos e manuais.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários

×