Mindfulness: Quando o seu cérebro te ensina a jogar.

Read Time:3 Minute, 57 Second

Primeiramente quero explicar o que significa esse termo estranho…

Mindfulness é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade, tudo isso para alcançar um bom desempenho antes, durante e depois de uma partida de airsoft.
Se considerarmos um jogo de airsoft como um evento de “guerra de verdade” é óbvio que não queremos morrer, pelo menos não tão rápido. Em um combate real as pessoas não se expõe tanto como em um jogo de airsoft. Os próprios estampidos das armas já elevam a nossa adrenalina e nosso instinto de sobrevivência começa a agir.

É nesses momentos que procuramos um lugar seguro para se abrigar, seguramos nossa arma firmemente e se vermos alguma coisa em movimento que se assemelhe com o inimigo atiramos contra ela.
Eu (Richardson) Jogo airsoft há cinco anos e sempre fui, com exceção de alguns jogos, da classe de assault. Gosto de ir na frente, não correndo, mas em caminhada tática, buscando os alvos e atirando contra eles. Claro que jogando assim me torno um alvo fácil. Depois de um tempo passei a me “policiar” mais em campo, tendo em mente que aquilo é uma “guerra de verdade”, que eu preciso voltar para casa vivo etc. Quase sempre dá certo, QUASE….

O fato é que o inimigo também não quer ser atingido, que ele também se esconde, que ele também enxerga seus inimigos de longe etc. Então entram nessa equação outros elementos importantes; a experiência do jogador, o conhecimento do campo, seu entrosamento com a equipe (airsoft é um esporte coletivo) e seu treino tático.
Claro que isso não é tudo, temos que considerar o contexto da partida também, a missão a ser cumprida, os erros do inimigo etc. É um universo de elementos que se combinam de formas diferentes a cada segundo, uma equação que a cada segundo muda seus dados e portanto, seus resultados.
Você já sonhou que estava jogando airsoft? Como foi esse sonho? Você matou o inimigo? Sua arma falhou? Pegou fogo? O inimigo te abateu? Como foi a situação? Se você já sonhou que está jogando, preste bem atenção nos eventos de seu sonho. Seu cérebro está querendo te ensinar algo.
No meu caso, sonhei que estava abrigado e que fui atrás do inimigo para abatê-lo, mas eis que ao lograr meu objetivo fui abatido por seus comparsas, atingi meu alvo, mas fui atingido por um contingente maior que estava próximo.

O que meu cérebro queria me ensinar? Talvez que não é tão benéfico abater por abater um inimigo, somente para depois poder dizer “matei cinco e morri uma vez só” achando que, por bradar tal resultado os outros jogadores irão me respeitar mais ou achar que eu sou o “Pica das Galáxias” no esporte.
Meu cérebro estava me dizendo que antes de eu abater meu inimigo eu devo perceber a situação do entorno, ver se não estou em desvantagem numérica, saber o momento certo de avançar e perseguir o inimigo etc. Eu estava sendo ensinado por meu cérebro e isso pode acontecer com você também. Por isso preste bem atenção em seus sonhos de airsoft e aprenda com eles.
Quando joguei como DMR eu pude fazer esse tipo de “meditação” “mindfullnes” e apenas cumprir com o meu papel em campo. O exército em que eu estava ia na frente com os guerreiros assaults, o sniper se localizava estrategicamente e eu e outros DMRs, íamos abrindo caminho. Isso aconteceu na Operação Minotaurus, em Minas do Camaquã/RS, onde havia muitos guerreiros no teatro de guerra. Aconteceu também na Operação Taraguá, em Osório/RS, onde deixei de atirar em três guerreiros que passaram por mim, mas que por estar sozinho e um pouco longe demais (o barulho dos meus tiros certamente denunciariam minha posição), não fui atrás deles para simplesmente abatê-los.
O Airsoft, para mim, acima de tudo é aprendizado, me divirto igualmente com esse esporte maravilhoso, mas aprender a sobreviver em campo, pra mim é imprescindível.
Espero que esse artigo seja útil aos leitores na medida em que passarem a prestar mais atenção aos seus pensamentos em campo, a se concentrarem mais nos objetivos e a analisar mais o contexto do combate.
Se você tiver algum sonho em que esteja jogando airsoft, assim que acordar anote seus sonho num caderno ou folha de papel. Escrevendo você nunca mais esquecerá das lições que seu cérebro quer lhe passar.

Texto por: Richardson Luz – Colunista Portal Airsoftrs.com
Capitão da Equipe: Predators Milsim Squad.

______________________________________________________________________________________________________________
Acompanhe nossas redes:
– Site: https://airsoftrs.com/
– Facebook: https://www.facebook.com/airsoftrsoficial
– Instagram: https://www.instagram.com/airsoftrs
– Youtube: https://www.youtube.com/airsoftrs

Acompanhe todas matérias do site:
[mailpoet_form id=”1″]

About Post Author

Colunista: Richardson Luz

Richardson Luz é capitão da equipe Predators Milsim Team e gosta de pesquisar sobre assuntos diversos inerentes ao esporte tais como; jogos em larga escala, eventos, customização de armas, regras Milsim e SAR, elaboração de treinamentos e manuais.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários

×