Airsoft Revólver .357 ROSSI com FPS muito alto? Aqui está a solução! (Bônus: Review)

Read Time:3 Minute, 54 Second

Não acreditou no título? Pois é, eu também não acreditava. Quando adquiri o revólver WinGun 701 CO2 da Rossi, quase me arrependi. Na primeira cronagem que fiz, o revólver bateu os 525 FPS com bb’s (bb- ball bullet) de 0,25g. Esse é um valor de FPS (feet per second – pés por segundo) muito acima do permitido em jogos. Normalmente os eventos exigem o limite 350 FPS para pistolas a gás (CO2 ou green gas). Já vi eventos tolerarem esse limite para até 400 FPS. Depois que fiz o teste, comecei a pesquisar muito sobre como baixar o FPS desse revólver para que ele pudesse ser usado em jogos. Encontrei duas formas de fazer a redução do FPS, sendo apenas uma delas realmente efetiva.

O primeiro método que encontrei no YouTube, em diversos vídeos, foi reduzir a tensão da mola que faz a ação do cão do revólver. O cão do revólver é a peça que bate na válvula de CO2 para que o gás seja liberado para o disparo. Na base dessa mola existe um apoio que consiste em uma pequena peça retangular de alumínio. Para reduzir a tensão da mola, é necessário remover essa pequena peça e substituí-la por três porcas com a mesma largura dela. As três porcas juntas ficam com uma altura menor que a altura da peça de alumínio, logo, a mola do cão fica com uma base mais baixa e isso faz com que ela permaneça mais esticada (menos tensionada). Quando apertarmos o gatilho, a mola vai empurrar o cão com menos força, batendo de forma mais fraca na válvula e liberando menos gás. Assim, o FPS é reduzido significativamente. Depois que fiz isso, o FPS reduziu para 230, 300, 310, e não mais do que isso. Porém, houve dois problemas: alguns disparos falharam e teve algumas falhas de ação do sistema. Esse revólver tem ação dupla, ou seja, ao acionamos o gatilho há duas ações: o cão é engatilhado e é acionado, batendo na válvula (efetuando disparo). No entanto, quando fiz a modificação com as porcas, essa dupla ação falhou por diversas vezes. Então essa técnica de redução de FPS não teve bom resultado, pois houve a redução de FPS, mas com falhas de disparos e do sistema de dupla ação.

Então, a partir daí, comecei a pesquisar novamente e encontrei a solução definitiva. Em alguns sites fora do Brasil achei “cartuchos de baixa pressão”. Eles (figura 1) possuem um canal de passagem do gás mais estreito do que os originais (figura 2). Portanto, quando acionamos o gatilho, menos gás passará para o disparo e, obviamente, o FPS estará reduzido. Dessa forma, não é necessário fazer a modificação que fiz na mola. Podemos deixar ela na configuração original e somente usar esses cartuchos de baixa pressão. Com eles, o FPS não passou de 400 (apenas no primeiro disparo, que chegou a 417 FPS, pois o cilindro estava cheio). A maioria dos disparos ficaram entre 350 e 380 FPS. Não podemos nos esquecer, também, de detalhes importantes sobre o gás que movimenta o sistema do revólver, o CO2, um gás que se comporta de acordo com a temperatura. Ele é expansível e em dias quentes pode expandir e fazer mais pressão dentro do cilindro, fazendo com que o FPS aumente. Em dias frios pode reduzir o FPS, pois o CO2 se contrai (comprime). Por isso que pistolas e revólveres a gás variam muito o FPS e, conforme disparamos com eles, o FPS vai diminuindo, pois com menos gás no cilindro a pressão é menor. Temos que respeitar os limites do evento. Então se ele exigir o limite de 350 FPS para pistolas, o revólver não é uma boa escolha.

Figura 1- cápsula de baixa pressão.

Figura 2- cápsula original.

Eu tentei também usar green gas. Comprei um cilindro recarregável (figura 3) de 12g de CO2 (figura 3) e coloquei green gas nele. Não funcionou! Quase todos os disparos falharam e aqueles que dispararam a bb não chegaram nem a 100 FPS. Isso provavelmente aconteceu porque a válvula que controla a saída do gás é para CO2 (gás expansível de alta pressão) e não para o green gas, que é mais inerte.

Figura 3- cilindro CO2 recarregável.

Veja abaixo o Review pelo canal no Youtube:

E então, curtiu a matéria? Muitas outras virão.

Matéria elaborada pelo Colunista: Soldado Anônimo.

Revisão ortográfica e gramatical: prof. Dra. Edilaine Lopes

Siga-me nas redes sociais:
– Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCdRf6YDiw7E1qgbK3tC1xQA?view_as=subscriber
– Instagram: https://www.instagram.com/soldadoanonimoairsoft/
– Facebook: https://www.facebook.com/SoldadoAnonimoAirsoft

Inscreva-se em nosso site e receba as novidades em seu e-mail!

About Post Author

Colunista: Soldado Anônimo

Estou no airsoft desde 2016. Minha primeira AEG foi uma M14 SOCOM, símbolo do meu canal. Comecei em jogos pequenos puramente MILSIM e depois expandi para jogos maiores, abertos e eventos. Jogo principalmente como Marksman (DMR), mas também atuo na função de suporte (M60E4) ou assault (SCAR H) quando necessário. Desde 2019 eu faço parte da equipe do site airsoftrs. com, com muito orgulho, publicando matérias, vídeos e participando de podcasts.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários

×