Tática e Estratégia: elementos importantes para as simulações de guerra no airsoft.

Read Time:6 Minute, 3 Second

Salve, salve guerreiros e guerreiras do airsoft no Brasil e no mundo.

Quero nesse artigo discutir um assunto que faz parte integrante do nosso querido esporte. Alguns utilizam, outros não. Alguns acham importante, outros não. Fato é que a tática e a estratégia estão presentes no airsoft, quer gostemos ou não. Usamos as táticas e as estratégias em absolutamente todos os jogos de airsoft. Airsoft é simulação de combate armado e desde que o homem é homem, ele guerreia com o seu semelhante por vários motivos, Sun Tzu que não me deixe mentir. Um livro com mais de 1000 anos de existência (A Arte da Guerra) e que fala justamente disso (Estratégia e Tática).

Mesmo em jogos Forfun mais ou menos elaborados, jogos de simples mata-mata, etc e principalmente em jogos Milsim utilizam-se a tática e a estratégia em maior ou menor escala.

Para não complicar vamos conceituar os termos Estratégia e Tática antes de utilizá-los: Estratégia é a parte da arte militar que trata das operações e movimentos de um ou mais exércitos, até que estes cheguem em condições vantajosas, à presença do inimigo. A Estratégia está se referindo ao macro, às grandes proporções da guerra, do posicionamento das forças de modo que isso represente vantagem sobre o inimigo. Estratégia é executada por grandes exércitos (Pelotões ou batalhões). Pode também referir-se a uma estratégia abstrata, por exemplo, estratégia de ocupação da floresta amazônica para evitar invasões de milícias de traficantes.

A Tática é parte da arte da guerra que trata de como proceder durante um combate ou batalha, a tática se refere ao micro, onde cada elemento age sob comando, mas utilizando-se de determinadas técnicas, procura superar o inimigo ou inimigos. Tática é executada por pequenos grupos de homens (esquadrões ou forças especiais).

E qual a diferença entre uma e outra?
A estratégia é considerada como uma ferramenta abstrata com objetivos a longo prazo, enquanto a tática é concreta e baseada na melhor ação a tomar de imediato. A tática pode ser compreendida como a implementação da estratégia definida, ou seja, é preciso fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida. (Flávia Scalon – 2019).

Neste artigo vou tratar mais de tática, pois estratégia exige mais explicações, contextos, conceitos etc.

Tática na minha opinião é o uso de técnicas de combate que visam lhe colocar em vantagem frente ao inimigo, o exemplo mais clássico de tática de guerra é andar sempre acompanhado (ou por analogia, nunca andar sozinho), outro exemplo clássico é a busca de abrigo ou cobertura.
A tática é mais amplamente usada em jogos de airsoft pelo fato de este realizar simulações “instantâneas” de combates armados, eventos que duram de 3 a 24h normalmente. O que não impede por exemplo de haver um amplo planejamento estratégico por dois ou três exércitos que simulam um combate de maior escala em um evento de airsoft.

Nos jogos dos quais já participei, mesmo os chamados forfun, observo que os guerreiros mais experientes conduzem os mais novatos emitindo comandos do que fazer em campo; seja ocupar uma determinada área, derrubar uma determinada construção, destruir algum objetivo, impedir o inimigo de avançar etc. Isso é, “o que fazer” e faz parte da tática. No entanto o “como fazer” nenhum combatente mais experiente vai ensinar ao novato, até porque não há tempo para instruções técnicas nessas horas. Impedir um inimigo de subir uma rampa ou de ocupar um prédio é uma ordem simples, mas como cumpri-la da melhor forma possível?

Aí entra a tática. Em seu próximo jogo procure observar um jogador mais experiente, “cole” como um chiclete em um deles. Observe-o; a maneira de andar, a forma como ele se desloca de um abrigo a outro, a forma como ele se comunica com os outros. Caso você seja convidado para entrar em uma equipe, participe de todos os treinos (se é que são feitos), caso essa equipe não tenha em sua cultura treinar juntos, procure fazê-lo com amigos ou em jogos de que participe.

Aí entra a importância dos treinos em equipe. Treinar juntos é se conhecer melhor e conhecer a seus companheiros de time. Isso só beneficia a todos. A linguagem usada para “plotar” o inimigo, qual vai ser? Na hora do game sai todo mundo pra onde quiser ou sairão em duplas ou trios? Na hora de um eventual contato com o seu grupo, o que será feito? Se for campo aberto e sem abrigo, quais os procedimentos?

A tática é tão importante quanto saber manejar a arma. Manejar a arma não é simplesmente apontar para o alvo e apertar o gatilho. Matar não é tão importante quanto o cumprimento da missão. O exemplo abaixo mostra a forma correta de apontar a arma.

Repare nessa foto, repare que a silhueta do soldado é mínima, diferente da uma postura mais natural que iniciantes adotam, com os cotovelos projetados para fora. A técnica ensina que a maneira certa de percorrer um terreno em direção ao inimigo seria utilizando a menor silhueta possível, ou seja, aquela silhueta em que a possibilidade do inimigo lhe atingir é um pouco menor.

Outra coisa de suma importância é justamente a maneira correta (e mais eficiente) de deslocamento é uma forma em que você portando a sua arma apontada para o alvo, o cano da arma deve oscilar o mínimo possível, como conseguir isso?

A técnica a ser utilizada para deslocamentos com a arma engajada no alvo é a caminhada tática, ou seja, os pés devem tocar o solo iniciando pelos calcanhares e suavemente ir desenvolvendo o deslocamento com passos curtos e os joelhos mais aproximados e semi-flexionados. Isso possibilita um deslocamento suave, contínuo e com a menor vibração possível da arma. As fotos abaixo exemplificam como deve ser uma caminhada tática; acima o passo iniciando com o calcanhar ao solo.

Acima, o passo iniciando com o calcanhar ao solo.

Na foto abaixo, a silhueta mínima sendo aplicada enquanto caminha.

A partir daí as técnicas de fila tática, fatiamento, entradas em locais de risco etc, devem ser coordenados e treinados incansavelmente. Isso levará com certeza a uma evolução no esporte e no desempenho da equipe em campo.

Se você que está lendo esse artigo ainda não pertence a uma equipe e curte esse tipo de treinamento, procure uma equipe que faça esses treinamentos ou procure por mini cursos de CQB, cumpra as regras e respeite seus colegas e seja um jogador melhor com o devido tempo.

Não é necessário ter um caráter militar, mas tático e responsivo, técnico. Erros vão acontecer, talvez num primeiro momento você até seja atingido mais vezes nos jogos tentando aplicar essas técnicas, mas é questão de tempo até você melhorar e muito o seu desempenho em campo, principalmente porque vai atuar em dupla, trio ou grupo.

Texto por: Richardson Luz – Colunista Portal Airsoftrs.com
Capitão da Equipe: Predators Milsim Squad.

Nota: Este material é uma produção independente do seu criador acima citado, você quer divulgar seus Jogos e/ou Eventos?
Mande um e-mail para site@airsoftrs.com e conte-nos!


Siga o site nas redes sociais:
– Youtube:
  CONHECER O CANAL AIRSOFT RS NO YOUTUBE
– Instagram: https://www.instagram.com/airsoftrs
– Facebook: https://www.facebook.com/airsoftrsoficial
Staff airsoftrs.com

About Post Author

Colunista: Richardson Luz

Richardson Luz é capitão da equipe Predators Milsim Team e gosta de pesquisar sobre assuntos diversos inerentes ao esporte tais como; jogos em larga escala, eventos, customização de armas, regras Milsim e SAR, elaboração de treinamentos e manuais.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

One thought on “Tática e Estratégia: elementos importantes para as simulações de guerra no airsoft.

Comments are closed.

×